Viver uma vida cristã equilibrada é um dos desafios modernos mais difíceis para aqueles de nós que professam uma fé. Há muitas tensões para conciliar entre priorizar sua fé e viver a vida cotidiana.
As Escrituras nos dizem quão ansiosa e fervorosa nossa busca por Deus e nosso chamado como cristãos devem ser, mas, falando de forma prática, como você encontra tempo para adoração, estudo bíblico e para se envolver na comunidade da igreja quando você também está mantendo um emprego? Ou começando formar uma família?
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” Hebreus 12:1-3
“Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. 1 Coríntios 14:1
A linguagem persuasiva nos versículos, como “correr a corrida” e “busquem com dedicação”, usada em referência a se viver uma vida cristã, sinaliza que a busca de nossa fé deve ser central em nossas vidas.
Viver uma vida cristã nos tempos modernos
Para os judeus que passaram a reconhecer Jesus como seu Messias, tornar-se cristão envolvia adaptarem suas práticas religiosas existentes para incorporarem a verdade do evangelho. Lemos nas epístolas as diretrizes de Paulo enquanto ele orienta as igrejas na mudança do judaísmo para o cristianismo.
Para os gentios que se tornaram cristãos, porém, eles estariam adaptando suas vidas a uma crença religiosa pela primeira vez, pois não teriam os ritmos judaicos do Sabbath (dia de descanso) e do templo enraizados em suas vidas diárias.
O cristianismo ainda é uma religião em rápido crescimento, com pessoas aceitando as boas novas em todo o mundo. Mas, cada vez mais, nos vemos mais como os gentios em ter que encontrar uma maneira de construir disciplinas e ritmos em torno de nossa fé quando a cultura ao nosso redor simplesmente não o faz.
Então, como você nutre um estilo de vida cristão quando a cultura moderna deixa pouco ou nenhum espaço para práticas religiosas?
Aqui estão 3 dicas para desenvolver uma vida cristã nos tempos modernos
1. Faça trocas por opções cheias de fé
Existem algumas substituições por versões cheias de fé que você pode fazer ao longo do dia. Pode ser algo tão pequeno quanto trocar sua playlist favorita por uma cheia de música de adoração. Embora isso possa parecer um gesto simbólico em direção à sua fé, pode ajudá-lo a permanecer em uma postura de louvor e gratidão ao longo do dia.
Você também pode tentar mudar os podcasts que ouve e as telas que rola ao acordar. O Glorify tem uma riqueza de devocionais inspiradores para você começar o dia.
Já pensou em mudar seus gastos para ficar mais alinhado à sua fé? Deus lhe deu um coração para servir aos pobres? Ou uma paixão por enfrentar as mudanças climáticas? Talvez você seja criativo e sinta fortemente de incentivar as artes criativas? Fazer pequenas mudanças em como você gasta seu dinheiro pode ajudar a afirmar sua fé e o impacto que ela pode ter. Por exemplo, você pode tentar concentrar seus gastos em empresas com certificações socioambientais ou que tenham um esquema de caridade.
Uma substituição fácil de fazer é mudar o que você tem lido. Quer você opte por um livro de teologia intelectual ou um livro simples cheio de testemunhos, você pode preencher seu tempo livre com palavras de fé inspiradoras.
2. Abrace as tradições antigas
Existem algumas tradições antigas, encontradas nas escrituras, que podem facilmente entrar em sua vida moderna, por exemplo, adotar costumes como guardar o sábado pode tornar mais fácil sustentar uma vida cristã apesar do estresse diário .
Livros como ‘A Eliminação Implacável da Pressa’, de John Mark Comer, abordam algumas das armadilhas da nossa sociedade moderna.
“Em última análise, nada nesta vida, além de Deus, pode satisfazer nossos desejos. Tragicamente, continuamos perseguindo nossos desejos ao infinito. O resultado? Um estado crônico de inquietação ou, pior, angústia, raiva, ansiedade, desilusão, depressão — tudo isso leva a uma vida de pressa, uma vida de ocupação, sobrecarga, compras, materialismo, carreirismo, uma vida de mais… o que por sua vez nos torna ainda mais inquietos. E o ciclo vai espiralando fora de controle.” John Mark Comer
O autor oferece uma abordagem moderna do sábado que todos nós podemos adotar. Sem as restrições religiosas, podemos transformar a prática do sábado em uma oportunidade de aprender a descansar com nosso Criador.
“É por isso que o sábado é uma expressão de fé. Fé que existe um Criador e Ele é bom. Nós somos Sua criação. Este é o Seu mundo. Vivemos sob Seu teto, bebemos Sua água, comemos Sua comida, respiramos Seu oxigênio. Assim, no sábado, não tiramos apenas um dia de folga do trabalho; tiramos um dia de folga do trabalho e entregamos a Ele todo o nosso medo, ansiedade, estresse e preocupação. Nos desapegamos.” John Mark Comer
Tirar uma folga e desacelerar pode ser um ato de fé. Ao adotar um hábito tão simples quanto tirar uma tarde de folga todo fim de semana, você pode criar espaço para Deus realmente restaurar e reviver você.
“Aqui está o meu ponto: a solução para uma vida muito ocupada não é mais tempo. É desacelerar e simplificar nossas vidas em torno do que realmente importa”. John Mark Comer
3. Promova a Inclusão
Abrir sua crença para seus amigos e familiares pode realmente ajudá-lo a equilibrar sua fé com a vida moderna.
Adotar uma abordagem inclusiva à sua fé significa você poder convidar amigos para eventos sociais da igreja ou incluí-los em suas celebrações religiosas. Por que não dar um grande jantar de Páscoa e convidar seus melhores amigos? Não precisa ser intimidante ou excessivamente religioso, apenas um jantar descontraído que permita que você convide as pessoas para uma parte importante de sua vida.
Muitas partes da sabedoria cristã também são reconhecidas na sociedade secular. Por exemplo, praticar a gratidão é reconhecido por seus benefícios para a saúde mental em todas as culturas. Por que não compartilhar sua prática de gratidão com seus amigos e familiares? Isso pode ajudá-lo a mantê-la e dar-lhes uma visão de sua fé também.
Foto de Patrick Fore no Unsplash.
Fonte: Roanna Day – Glorify