No ano de 1939 veio do estado de Goiás um diácono chamado Pedro Ferreira de Azevedo, com destino à cidade de Ibiporã. Ao chegar, comprou uma chácara e, como não sobrou dinheiro, construiu uma casa de palmitos, de chão batido, muito simples, onde foram realizados os primeiros cultos, na região.
Esse irmão veio para a região por conta própria e sem salário. Utilizava roupas simples e às vezes até remendadas, mas, em compensação, havia um poder sobrenatural que nele operava, traduzido em curas divinas, expulsão de demônios e na salvação de pessoas que, a cada dia, Deus acrescentava a esse pequeno grupo.
Esse grupo de irmãos, inflamados pela chama pentecostal, vinham para Londrina, trazidos pelo irmão Estevão Civalsci no seu caminhão, e realizavam cultos na frente das casas dos novos convertidos aqui existentes. Cada novo convertido, sua casa era transformada em um novo ponto de pregação da Palavra de Deus.
Em 1940 veio para Londrina, tomar conta do trabalho que aqui se iniciava, o Pb. Carlos Mazza. Aqui chegando, alugou uma casa espaçosa onde eram realizados os cultos. Com a necessidade de mais espaço físico, devido a conversão de novos crentes, foi alugado um salão na Rua Açungui – Vila Nova, posteriormente transferido para a Rua Amazonas. Também eram realizados cultos em diversos pontos de pregação, nas casas dos crentes. Eram tempos difíceis, com discriminação e até mesmo perseguições, compensados por uma ampla cobertura do Espírito Santo curando, salvando, batizando com o Espírito Santo e com expulsão de demônios.
Oficialmente, a IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS foi fundada em 15 de Maio de 1948, conforme consta no Estatuto elaborado em 21 de Junho de 1955, pelo Sr. Carlos Mazza.
A diretoria, ainda conforme o mesmo Estatuto, era assim constituída:
Presidente: Osvaldo Vieira
Vice-Presidente: José Guilherme de Souza
1º Secretário: Paulo Carneiro Salgado
2º Secretário: Theodoro Talizim
1º Tesoureiro: José Hilário Dias
2º Tesoureiro: José Gomes do Nascimento
Em Janeiro de 1954 foi comprado pelo então Pastor Leif G. Andersen, por Cr$ 4.476,00, o terreno onde situa-se a atual igreja Sede de Londrina. Nesse terreno, foi construído um templo de madeira, pelo Missionário Ruben Johanes Lundgren (João Lundgren).
Por aqui passaram uma vasta galeria de obreiros, incansáveis desbravadores da obra pentecostal aqui na região, nomes saudosos como: João Mata, José Ribeiro, Missionário João Lundgren, Osvaldo Vieira, Miss. Leif Andersen, José Joaquim dos Santos e outros.
Fato marcante, foi a realização do Jubileu de Ouro das Assembléias de Deus do Brasil, de 16 a 18 de Junho de 1961. Presidindo as festividades esteve o Pastor José Joaquim dos Santos e com a presença de pastores dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, como: Ernesto Martinson, Moisés Malafaia, Eufeming Mialk, Elias Alves Moreira, Glicério Gonçalves, Luiz Santiago, cantores sacros Dico e Rosinha e tantos outros que a citação seria muito longa, o êxito foi total e notório. Também aproveitando o ensejo foi realizado o Primeiro Congresso Musical das Assembléias de Deus do Norte do Paraná. Como parte dos festejos foram colocadas faixas em lugares estratégicos da cidade, alusivas ao jubileu, foram efetuadas reuniões evangelísticas em pontos – chaves da cidade e para fechar com “chave de ouro” o evento, foi realizada uma grande concentração no Ginásio Londrinense, cuja capacidade de lotação foi ultrapassada. Fizeram-se presentes caravanas de todo o Estado do Paraná. Um evento extraordinário!
Em 23 de Dezembro de 1961, chegou à Londrina, procedente de Porecatú – Pr., o Pastor Ivo Luiz de Souza. Naqueles tempos áureos do nosso “ouro verde”, o café, tempos em que Londrina era mundialmente conhecida como Capital Mundial do Café, o crescimento da Assembléia de Deus não era tão pujante assim. Havia o templo de madeira onde funcionava o templo sede e uma congregação na rua Araicas – Vila Casone, com um total de 80 a 100 membros. Já naquela época o Pr. Ivo já mostrou uma visão aguçada do futuro pois alguns meses depois, no ano de 1962, começou a construir nosso primeiro templo de alvenaria, para aproximadamente 700 pessoas, um projeto arrojado para aquela época.
Tempos trabalhosos aqueles! Havia uma discriminação velada por parte dos nossos irmãos tradicionais, alguns casos de perseguições mas uma visitação impar de Deus no meio do seu povo. Foram muitos casos de curas como cancer, epilepsia, bloqueio no cérebro, diabetes, doenças no coração, crianças paralíticas completamente restaurada, e tantas outras. O povo não tinha um poder aquisitivo tão grande para arcar com uma construção tão grande para os padrões da época, mas o nosso Deus, que é o mesmo, mostrou-se grande na provisão para as necessidades.
Depoimentos da irmã Jayr Cardoso de Souza, esposa do Pastor Ivo:
“Certa vez estávamos orando e jejuando há uma semana por uma necessidade premente e quando eu estava no sub-solo da igreja, orando ao Deus das Provisões, chegou o irmão Seme Scaff e disse-me: Pode levantar-se pois a resposta esta aqui! E entregou-nos justamente o necessário para saldarmos o compromisso.”
Em outra oportunidade, após uma semana de oração, Deus usou o irmão Miro Vieira, que trouxe a quantia exata que necessitávamos para efetuarmos um pagamento no banco e que não tínhamos como pagar.
Outras ocasiões, receberam ofertas, de valores altos, que até hoje não se sabe quem foi o ofertante. Deus, que tocou em seus corações para assim o fazerem, os abençoe e recompense ricamente!
Em 1970, começava-se a investir na área social e foi criado a Associação Evangélica Nova Vida, para atendimento à pessoas carentes da nossa comunidade.
Nessa primeira etapa o Pastor Ivo ficou em Londrina até 16 de Setembro de 1973, quando transferiu residência para Maringá e foi substituído pelo Pr. José Joaquim Ferreira, que realizou um grande trabalho nessa cidade.
Pr. José Joaquim Ferreira, com seus filhos Mauro e Moacir e toda a sua família deixaram muitos frutos e marcos na igreja de Londrina, que perduram até hoje, e foram substituídos novamente pelo Pr. Ivo em 20 de Março de 1977.
O Pr. Ivo continuou presidindo o trabalho de forma simples e humilde, mas eficiente. Uma estatística do ano de 1979 informa-nos que o trabalho já havia crescido grandemente. Daqueles 80 a 100 membros que haviam em 1961, em 1979 o ministério era composto por três pastores, um evangelista, 38 presbíteros, 21 diáconos e havia 4.152 irmãos registrados no rol de membros, na sede e em cerca de 21 congregações, inclusive nos municípios vizinhos.
No ano de 1982, devido a necessidade de salas de aulas para EETAD e Escola Dominical, o Pastor Ivo, juntamente com um grupo de esforçados irmãos, em regime de mutirão, começaram a construção de um edifício de 1.309 m2, para salas de aulas, apartamentos residenciais, suites e alojamentos para visitantes, gabinete pastoral, salas do setor administrativo e garagens.
Em 23 de Agosto de 1987 chegou à Londrina, para substituir o Pastor Ivo, o Pastor Israel Sodré, da cidade de Foz do Iguaçu.
Homem de Deus, com uma administração eficiente, o Pastor Israel continuou a obra de Deus, com o acréscimo de congregações e compra de imóveis para ampliação de templos por todo o campo de Londrina, inclusive do templo sede. Sob a sua presidência, que durou apenas 06 anos, Deus abençoou grandemente a Sua obra aqui em Londrina e no ano de 1993, no dia 28 de Dezembro, foi substituído novamente pelo Pastor Ivo Luiz de Souza.
Na sua 3ª gestão, além de continuar o avanço do reino de Deus em Londrina, com o acréscimo de novas congregações por todo o campo, em 27 de Setembro de 1997, o Pr. Ivo promoveu o lançamento da pedra fundamental do “novo templo”, uma ampliação do templo antigo, agora um edifício com 2.400 m2 de construção. Apesar dos “tempos bicudos” e difíceis, da crise do desemprego que grassa nosso país, mas uma vez Deus tem se mostrado o “Deus Provedor” pois recebemos oferta até do distante país do Canadá, de pessoa desconhecida, que Deus tem tocado a nos ajudar. Graças a Deus e com o esforço maciço de todos os irmãos, em Maio de 2004 está foi inaugurada.
Pesquisa: Valdemir de Souza
Entrevistados: Marina S. Azevedo Lima, Jayr Cardoso de Souza, Ivo Luiz de Souza, Osmar Lucas de Oliveira, Anemezio Lucas da Silva.