Você comete esses erros ao deixar seu filho navegar na internet?
18 de julho de 2017
Como mostrar que valoriza seu cônjuge
27 de julho de 2017
Exibir tudo

Os sintomas de infarto agudo do miocárdio são causados pelo bloqueio ou entupimento de uma veia do coração por placas de gordura ou coágulos de sangue, que impedem a passagem do sangue e provocam a morte das células do coração.

O infarto pode surgir em qualquer idade, mas ocorre com mais frequência em pessoas com mais de 45 anos e que fumam, têm excesso de peso, pressão alta, diabetes ou colesterol alto e, os sintomas que indicam esse problema incluem:

  1. Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;
  2. Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  3. Dor de estômago, sem relação com alimentos;
  4. Dor nas costas;
  5. Mal estar;
  6. Enjoos e tonturas;
  7. Palidez e suor frio;
  8. Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
  9. Forte indigestão, como se tivesse exagerado na alimentação;
  10. Sensação de bolo na garganta;
  11. Dificuldade para respirar.

Estes sintomas podem surgir até mesmo em repouso, e as mulheres que tomam pílula anticoncepcional, têm estresse elevado ou que fumam têm maiores chances de ter um infarto. Saiba porque as mulheres morrem mais de infarto.

Quando ir ao médico

Quando o indivíduo apresenta uma dor intensa entre a boca e o umbigo que dura mais de 20 minutos e apresenta outros sintomas que estão ligados ao infarto, deve procurar um hospital ou ligar para o 192 para chamar o SAMU, especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol elevado.

Além disso, para ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação, pessoas que nunca tiveram um infarto podem tomar 2 comprimidos de aspirina enquanto espera pela ambulância.

Caso esteja presente em um caso de infarto com perda de consciencia, o ideal é que seja feita uma massagem cardíaca enquanto espera a chegada da ambulância, pois aumenta as chances de sobrevivência da pessoa. Veja como fazer a massagem cardíaca assistindo a este vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Massagem Cardíaca | Como Fazer
Fonte: Tua Saúde