Pedir a coisa certa da maneira certa
26 de maio de 2018
Os planos do homem e a resposta de Deus
28 de maio de 2018

PARABÉNS POR TER SUBIDO, MAS É HORA DE DESCER!

Lucas 19

Zaqueu, chefe dos publicanos, exercia uma função de destaque na sociedade em que vivia. Ele era um homem rico. Mas, apesar disso, existia algo que inquietava Zaqueu. Ele procurava ver quem era Jesus. A completude do ser humano não é alcançada na satisfação financeira ou na ascensão social. Há uma necessidade constante de ter Deus. Nossa alma se move nessa direção.

Zaqueu foi até onde Jesus estava, porém encontrou um obstáculo. A multidão que seguia Jesus o impedia de vê-lo. As pessoas não souberam lidar com gente de pequena estatura, como era Zaqueu. Ele se sentiu inadequado. Isso é uma dificuldade nossa também. Muitas pessoas tentaram encontrar Jesus pelo caminho tradicional, foram à igreja, começaram um propósito e no meio do caminho descobriram que, muitas vezes, o povo que segue Jesus não é tão amistoso. Tropeçamos quando temos que lidar com alguém que é menor do que nós em alguma dimensão, seja intelectualmente, espiritualmente ou socialmente, por exemplo. Precisamos ser uma multidão que promove, facilita, conduz, abraça e sustenta em oração os pequeninos na fé.

Zaqueu poderia ter ido embora, com motivo. Mas ele pensou em outra maneira de encontrar Jesus. Quando percebeu que o povo não o acolhia, ele criou um caminho alternativo: correu e subiu em uma árvore. Ele continua querendo ver Jesus, agora, sem o aperto da multidão. Escolheu uma posição de neutralidade e poderia ter pensado “Eu vou vê-lo e Ele não precisa me ver”. Mas Jesus o viu e trouxe uma proposta interessante. Zaqueu precisava descer da árvore, e então Jesus iria para a casa dele. Se Zaqueu descesse, eles iriam caminhar juntos. Apesar das frustações que possivelmente você teve com a multidão que segue a Jesus, não pare de tentar, desça e caminhe com Ele.

Em um primeiro momento, Zaqueu tentou enfrentar sozinho a multidão. Depois, Jesus o convidou para descer e caminhar com ele, trazendo salvação àquela casa. Olhando de cima para baixo, as coisas parecem menores do que elas são. Desça e olhe para Jesus. Ele te chama pelo nome e, se você quiser, Ele pode se revelar à você. Deus tem mais do que uma benção para você, mais do que uma visão parcial. Deus quer mostrar quem Ele é em dimensão, em poder, em graça, em relacionamento.

 

Oração: “Senhor Jesus, hoje eu decido mudar minha posição. Vou tentar novamente. Me segura pelas mãos, eu quero caminhar contigo. Mais do que uma visão parcial, quero saber quem Tu és.”

 

Jodson Gomes

Pastor da Assembléia de Deus Londrina