Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue
16 de junho de 2017
Motoristas abusam de velocidade na PR-445  
22 de junho de 2017

“Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” — TIAGO 1:19.

1, 2. O que os pais e os filhos normalmente sentem uns pelos outros? Mas o que às vezes eles têm dificuldade em fazer?

NOS Estados Unidos, foi feita esta pergunta a muitos jovens: “Se você de alguma forma descobrisse que seus pais morreriam amanhã, o que você mais gostaria de dizer a eles hoje?” Quase todos responderam que não gostariam de falar sobre problemas ou desentendimentos. Eles gostariam de dizer a seus pais: “Me desculpem” e “Eu amo muito vocês”. — Do livro “Somente para Pais” (em inglês), de Shaunti Feldhahn e Lisa Rice.

2 Normalmente, os filhos amam os pais, e os pais amam os filhos, em especial entre o povo de Deus. Ainda assim, a comunicação entre pais e filhos às vezes é difícil. Por que isso acontece? Por que é tão difícil para pais e filhos falar sobre certas coisas? O que pais e filhos podem fazer para melhorar sua comunicação?

Poderia passar mais tempo com sua família, em vez de fazer outras coisas?

ARRANJEM TEMPO PARA SE COMUNICAR

3. (a) Por que para muitas famílias é difícil ter uma boa comunicação? (b) Por que era mais fácil para as famílias israelitas se comunicarem?

3 Para muitas famílias, a dificuldade em ter uma boa comunicação é que elas não encontram tempo para isso. Mas na época dos israelitas as coisas eram diferentes. Quando Moisés disse aos pais israelitas para ensinarem aos filhos as palavras da lei de Deus, ele disse que eles deviam aproveitar todas as ocasiões: em casa, andando na estrada, antes de dormir e depois de acordar. (Deuteronômio 6:6, 7) Os filhos passavam o dia com a mãe em casa ou com o pai no trabalho. Pais e filhos ficavam  juntos muito tempo e podiam conversar. Por isso, era mais fácil os pais conhecerem as necessidades, os desejos e a personalidade de seus filhos. E os filhos também podiam conhecer bem seus pais.

4. O que torna difícil ter tempo para a comunicação na família hoje?

4 A vida hoje é diferente. Em alguns países, as crianças vão para a escola bem novas, às vezes com apenas 2 anos. Muitos pais e mães têm de trabalhar. E, quando pais e filhos estão juntos, passam o tempo vendo TV, no computador ou ao telefone. Em muitas famílias, pais e filhos se conhecem muito pouco e quase não se comunicam.

5, 6. Que mudanças alguns pais fizeram para passar mais tempo com os filhos?

5 Consegue pensar em maneiras de passar mais tempo com sua família? (Leia Efésios 5:15, 16.) Algumas famílias combinam gastar menos tempo com TV ou computador. Outras decidem que todos em casa devem tomar juntos pelo menos uma refeição por dia. Pais e filhos podem se conhecer melhor enquanto estudam a Bíblia juntos. E a adoração em família é uma boa oportunidade para isso. Mas essa não é a única ocasião para as famílias estarem juntas. Elas devem arranjar tempo todos os dias para conversar. Antes de seus filhos irem para a escola, diga alguma coisa animadora, considere o texto do dia ou faça uma oração com eles. Isso pode ajudá-los muito durante o dia.

Consegue pensar em maneiras de passar mais tempo com sua família?

6 Alguns pais conseguiram fazer mudanças na vida para passar mais tempo com os filhos. Por exemplo, Laura, que tem dois filhos pequenos, deixou um emprego de tempo integral por esse motivo. *(Veja a nota abaixo.) Ela disse: “De manhã, todos nós saíamos às pressas de casa para ir ao trabalho ou à escola. Quando eu voltava para casa à noite, meus filhos já estavam dormindo, colocados na cama por uma empregada.” Depois que Laura deixou seu emprego, a família naturalmente ficou com menos dinheiro, mas Laura acha que agora conhece melhor os problemas e a maneira de pensar de seus filhos. Ela disse também: “Eu escuto o que eles dizem  em oração e posso orientá-los, encorajá-los e ensiná-los.”

SEJAM RÁPIDOS NO OUVIR

7. Qual é uma das queixas que mais se ouve da parte dos pais e dos filhos?

7 Depois de entrevistar muitos jovens, os escritores do livro já mencionado disseram: “A queixa mais comum dos filhos a respeito dos pais foi: ‘Eles não escutam quando eu falo.’” Os pais também costumam dizer o mesmo dos filhos. Então, para uma boa comunicação na família, é preciso que todos escutem com muita atenção uns aos outros. — Leia Tiago 1:19.

8. Como os pais podem realmente ouvir seus filhos?

8 Pais, vocês realmente ouvem seus filhos? Isso pode ser difícil quando vocês estão cansados ou quando eles querem falar de uma coisa que vocês não acham importante. Mas lembrem-se: o que não é importante para vocês pode ser muito importante para o seu filho. Quando os pais são rápidos no ouvir, eles dão atenção ao que seu filho diz e também à maneira como ele diz. O tom de voz, os gestos e as expressões no rosto de seu filho podem dizer muito sobre como ele se sente. Também é importante fazer perguntas. A Bíblia diz que o pensamento de alguém pode ser como águas num poço fundo, “mas o homem de discernimento é quem o puxará para fora”. (Provérbios 20:5) Vocês precisam ter discernimento quando conversam com seus filhos, ou seja, precisam descobrir como eles realmente se sentem. Isso é ainda mais importante se for um assunto que eles não se sentem à vontade para conversar.

Filhos, lembrem-se que seus pais amam vocês e querem o seu bem

9. Por que os filhos devem obedecer aos pais?

 9 Filhos, vocês obedecem a seus pais? A Palavra de Deus diz: “Escuta, meu filho, a disciplina de teu pai e não abandones a lei de tua mãe.” (Provérbios 1:8) Lembrem-se: seus pais amam vocês e querem o seu bem. Por isso, o melhor a fazer é dar ouvidos a eles e ser obedientes. (Efésios 6:1) Se vocês tiverem uma boa comunicação com seus pais e se lembrarem do amor deles por vocês, vai ser mais fácil obedecer. Assim, contem a seus pais como se sentem. Isso vai ajudá-los a entender o seu lado. Mas vocês também precisam entender o lado deles.

10. O que aprendemos do que Roboão fez?

10 Vocês alguma vez seguiram os conselhos de outros jovens da sua idade? Cuidado. Esses conselhos talvez pareçam bons, mas na verdade podem ser muito ruins. Podem até prejudicar vocês. Os jovens não têm a sabedoria e a experiência dos mais velhos. A maioria dos jovens não pensa em como as decisões que tomam hoje podem prejudicá-los no futuro. Lembrem-se do que Roboão, filho do Rei Salomão, fez. Quando se tornou rei de Israel, Roboão devia ter seguido o conselho dos homens mais velhos. Mas, em vez disso, ele seguiu o conselho ruim de seus amigos de infância. Por causa disso, a maioria do povo se rebelou contra ele. (1 Reis 12:1-17) Não sejam como Roboão. Conversem com seus pais sobre o que vocês pensam e como se sentem. Sigam seus conselhos e aprendam com a sabedoria deles. — Provérbios 13:20.

Se você mantiver a calma e ouvir, vai entender como seus filhos realmente se sentem

11. O que poderá acontecer se os pais não deixarem os filhos à vontade para falar com eles?

11 Pais, vocês querem que seus filhos peçam conselhos a vocês em vez de pedir aos jovens da idade deles? Então, façam tudo para que eles fiquem à vontade para falar sobre qualquer coisa com vocês. Uma irmã adolescente escreveu que os pais dela ficam nervosos sempre que ela fala sobre garotos. Isso a deixa pouco à vontade e por isso ela não conversa mais com os pais. Outra jovem escreveu: “Muitos adolescentes querem ouvir conselhos de seus pais, mas, se os pais não os levam a sério, eles vão procurar uma pessoa que faça isso, mesmo que seja menos experiente.” Pais, vocês precisam estar dispostos a ouvir seus filhos. Tentem entender como eles se sentem, seja qual for o assunto. Se fizerem isso, eles vão ficar à vontade para falar com vocês e para seguir seus conselhos.

SEJAM VAGAROSOS NO FALAR

12. Que reação dos pais pode tornar difícil a comunicação com os filhos?

12 A maneira como os pais reagem pode fazer com que seja difícil os filhos falarem com eles. Talvez os pais demonstrem imediatamente que ficaram chateados com o que filho contou a eles. É verdade que há muitos perigos em nossos dias, e os pais cristãos querem proteger seus filhos. (2 Timóteo 3:1-5) Mas os filhos nem sempre  veem as coisas da mesma maneira que os pais. O que os pais acham que é proteção, os filhos podem achar que é uma prisão.

13. Por que os pais devem ter cuidado para não dar uma opinião rápido demais?

13 Os pais devem ser vagarosos no falar, tendo cuidado para não dar uma opinião rápido demais. É verdade que é difícil vocês ficarem calados quando os filhos ficam irritados e dizem coisas que deixam vocês preocupados. Mas é importante ouvir com atenção antes de dizer qualquer coisa. O sábio Rei Salomão escreveu que, se uma pessoa dá sua opinião sobre “um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”. (Provérbios 18:13) Se seu filho disser algo que não devia ter dito, tentem manter a calma. Se ouvirem tudo o que ele tem a dizer, talvez consigam entender o motivo da “conversa irrefletida” dele. (Jó 6:1-3) Vocês só poderão ajudá-lo se entenderem toda a situação. Como pais amorosos, ouçam e tentem entender seus filhos para depois poder dizer alguma coisa que realmente os ajude.

14. Por que os filhos devem ser vagarosos no falar?

14 Filhos, vocês também precisam ser vagarosos no falar. Lembrem-se que Deus deu aos pais a responsabilidade de educar vocês. Por isso, não digam logo que aquilo que eles disseram está errado. (Provérbios 22:6) Talvez eles tenham passado pela mesma situação que vocês estão passando agora. Além disso, eles não querem que vocês cometam os mesmos erros que eles cometeram quando eram jovens. Seus pais são seus amigos, não inimigos. Eles querem ajudá-los, não prejudicá-los. (Leia Provérbios 1:5.) Honrem a seu pai e a sua mãe e mostrem a eles que os amam assim como eles amam vocês. Isso vai ajudá-los a educar vocês da maneira que Jeová quer. — Efésios 6:2, 4.

 SEJAM VAGAROSOS NO FUROR

15. O que vai nos ajudar a manter a calma e ser pacientes com as pessoas que amamos?

15 Nem sempre somos pacientes com as pessoas que amamos. O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Colossos: “Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.” (Colossenses 1:1, 2; 3:19,21, Nova Versão Internacional) Paulo disse aos efésios: “Sejam tirados dentre vós toda a amargura maldosa, e ira, e furor.” Ele disse também que entre cristãos não deve haver gritaria e insultos. (Efésios 4:31) Se procurarmos mostrar mais os aspectos do fruto do espírito de Deus como longanimidade, brandura e autodomínio, será mais fácil manter a calma, mesmo em situações estressantes. — Gálatas 5:22, 23.

16. Como Jesus corrigiu seus discípulos? Por que foi impressionante a reação de Jesus naquela situação?

16 Pais, pensem no exemplo de Jesus. Durante a última refeição com seus apóstolos, ele estava numa situação muito difícil e estressante. Ele sabia que logo teria de sofrer uma morte lenta e dolorosa. Sabia também que tinha de se manter fiel para que o nome de seu Pai fosse santificado e todos os humanos pudessem ser salvos. Mas, naquela refeição, os apóstolos começaram a discutir sobre qual deles era o mais importante. Jesus não gritou nem foi duro com eles. Simplesmente os corrigiu com calma. Depois, Jesus disse que eles o tinham apoiado em momentos difíceis. E mostrou confiança que eles continuariam fiéis, apesar das provações que Satanás traria. Jesus até prometeu que seriam reis com ele no céu. — Lucas 22:24-32.

Você ouve seus filhos com atenção?

17. O que pode ajudar os filhos a manter a calma?

17 Os filhos também precisam manter a calma. Se você é adolescente, talvez não goste que seus pais o obriguem a obedecer a certas regras. Pode ser que ache que eles não confiam em você. Uma coisa que pode ajudar é lembrar-se que seus pais se preocupam com você porque o amam. Se ouvir seus pais com calma e aceitar a orientação deles, ganhará seu respeito e confiança. Então, talvez eles deem mais liberdade a você. A Bíblia chama de estúpido quem se deixa dominar pela raiva, mas diz que o sábio mantém a calma. — Provérbios 29:11.

18. Como o amor ajuda a família a ter uma boa comunicação?

18 Assim, queridos pais e filhos, não fiquem desanimados se a comunicação na sua família não for tão boa como gostariam. Continuem a se esforçar em melhorá-la e não deixem de seguir os conselhos da Palavra de Deus. (3 João 4) No novo mundo, seremos perfeitos e não haverá problemas de comunicação. Mas até lá ainda vamos errar. Por isso, sejam rápidos em pedir desculpas. Sejam bons perdoadores. Permitam que o amor os mantenha unidos. (Colossenses 2:2) O amor tem poder. Ele ajuda a sermos pacientes e bondosos. Também nos ajuda a manter a calma e a perdoar. O amor “suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas”. (1 Coríntios 13:4-7) Se vocês continuarem a mostrar amor, a comunicação na sua família ficará cada vez melhor.

Fonte: Jw.org

X