Jesus transforma água em vinho
2 de junho de 2018
IMPORTA QUE VOCÊ CONTINUE A CAMINHAR
4 de junho de 2018
Exibir tudo

 

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” Provérbios 16:1

Salomão, depois de assumir o reinado de seu pai Davi, pede para que Deus dê sabedoria à ele, e assim Deus o faz. O livro de Provérbios é um conjunto de instruções de Deus e um dos objetivos desse livro é dar conhecimento e bom senso aos jovens (Pv 1:4). Se fragmentarmos esse versículo chave, teremos uma grande mensagem de Deus.

  1. “O coração”. Para nós, significa sentimento. Na antiga cultura hebraica, além desse significado, representa o centro da vida do ser humano. Para eles, é do coração que saem todas as coisas, a essência do ser.
  2. “O coração do homem pode fazer planos”. Os humanos são dotados de uma capacidade, que é a de poder fazer planos. Apenas o ser humano pode fazer isso e é por isso que somos chamados de imagem e semelhança de Deus. Ele não diz no singular, e sim planos, na pluralidade. Ministerial, sentimental, profissional… Deus deu essa capacidade a nós.
  3. “…pode fazer planos, mas”. Para a nossa capacidade de projetar, devemos nos atentar a um detalhe. Nem todos os planos que fazemos são justos, retos ou preenchem os requisitos de Deus. Isso se deve ao fato de que esses planos são gerados no coração, porém enganoso é o coração (Jr 17:9).
  4. “…, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”. Podemos fazer os planos, mas a resposta certa para que não erremos está em Deus. O homem faz planos no plural, porém a resposta é singular. Para todos os meus planos, Deus tem uma resposta. Isso é o propósito de Deus, que nos ajuda a discernir os planos corretos. Nos preocupamos com ‘respostinhas’ quando devemos buscar ‘A resposta’, pois quando descobrimos o propósito, as outras coisas serão fáceis de serem respondidas.

A vontade de Deus pode ser compreendida em pelo menos 3 níveis: a vontade revelada, é o que Ele deseja a todos nós, e que é bem exposta na Bíblia (I Tm 2:1-4); a vontade secreta, é a vontade que Ele não revelará a ninguém, que é o que o faz Deus (Is 55:9); a vontade oculta, o que está encoberto por um tempo e que pode se revelar, Deus tem uma vontade escondida e, se eu me aproximo Dele, Ele me revela (Sl 25:14).

A resposta de Deus é falada, é individual. Deus diz que a resposta certa vem dos lábios dEle, e para que eu possa ouvir, preciso estar perto. Antes de pensarmos o que fazer, devemos perguntar para o Senhor o que Ele quer de nós, assim ficará muito mais fácil.

~

Peço a Ti, Senhor, que revele a mim qual é o teu propósito. Nos perdemos em perguntas, pois não sabemos a resposta que vai nos guiar, e essa resposta é o Teu propósito. Então, me mostre qual é o teu sonho para mim. E assim caminharemos em direção ao teu propósito.

 

Jodson Gomes

Pastor da Assembléia de Deus Londrina