Confira o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro em Londrina
6 de setembro de 2017
Culto ao vivo – 17 de Julho 2017
11 de setembro de 2017
Exibir tudo

Para ter produtividade, bom atendimento e consequentes resultados, uma empresa precisa de pessoas com habilidades e motivação para um bom desempenho.

As pessoas possuem diferentes motivadores, já que a motivação pode ser intrínseca (interna), ou extrínseca (depende de fatores externos).

Mas, o que é motivação? Como medir? O que a influencia?

Segundo a Dra. Marylène Gagné (2017), a motivação é a direção, intensidade e duração de um comportamento. A direção refere-se às escolhas, por exemplo, escolher entre duas atividades, a que mais interessa. Intensidade é o esforço que alguém coloca naquilo que faz. Duração do comportamento é o quanto a pessoa despende de tempo para a atividade ou o quanto ela persiste em face aos obstáculos.

Alguns sinais são importantes para medir-se a motivação de uma pessoa:

  • Quanto tempo ela persiste numa tarefa
  • Se ela persiste mesmo com obstáculos
  • Qual é a rapidez de reação para a atividade.

Quanto maiores são esses índices, maior é a motivação. Sinais não verbais, como expressões faciais, postura corporal, foco, atenção também são bons medidores da motivação. Inclinar o corpo na conversação e ter uma postura aberta, indica interesse, enquanto cruzar os braços e afastar o corpo de uma pessoa ou objeto, indica falta de interesse. Os movimentos dos olhos podem dizer se a pessoa está interessada, enquanto piscar indica mudança de atenção. A dilatação das pupilas também pode mostrar interesse e atenção.

Testes são muito usados para medir, porém observar os sinais amplia a possibilidade de acerto ao avaliar, já que a motivação é algo subjetivo do ser humano.

A motivação é influenciada pela disposição pessoal e pelo ambiente. Estilos de liderança, sistemas de compensação são grandes motivadores, um bom feedback pode mudar de forma significativa a motivação de uma pessoa para o trabalho.

Portanto, selecionar pessoas motivadas não é suficiente. É muito importante construir um ambiente que mantenha essas pessoas motivadas. Essa é a tarefa do bom líder.

Fonte: Zenklub