Lição 9 – Contrastes na Adoração da Antiga e Nova Aliança
26 de fevereiro de 2018
Lição 10 – Dádiva, Privilégios e Responsabilidades na Nova Aliança
5 de março de 2018

Josué 7. 1-7

Josué foi o substituto de Moisés na jornada do povo de Israel. Deus disse “onde você pisar é teu”. Mas havia inimigos e obstáculos que ele precisava vencer primeiro. Josué quis usar a mesma estratégia que usou em Jericó para invadir e ganhar a cidade de Ai. Mas enviou apenas uma parte de seu exército, subestimando o poder do inimigo. Em Jericó, Josué foi junto com o povo. Em Ai, Josué apenas enviou alguns homens, mal dimensionando o problema. Jamais devemos subestimar o poder do inimigo.

Porém a reação de Josué nos ensina alguns princípios. Três mil homens foram enviados para guerrear contra os homens de Ai. Trinta e seis morreram e o restante fugiu. Então Josué rasgou as suas vestes em um sinal de humilhação e revolta. Ele entendeu que aquilo era um sinal de Deus de que alguma coisa estava errada.

A pergunta é “qual a porcentagem de perdas que nos incomoda?” ou “como reagimos diante das perdas?”. Temos uma terrível postura de não percebermos detalhes ou sinais de Deus. Existem pessoas investindo em situações que estão gerando perdas constantes. Desperdiçamos tempo, dinheiro e energia com coisas que geram perdas e nós não acordamos e não nos posicionamos diante daquilo. Isso pode acontecer na vida sentimental, física, espiritual. Encare os sinais e as perdas de maneira séria.

A febre não é uma doença, mas é um sinal de que o organismo não está bem. A febre desidrata e traz cansaço. Existem pessoas que estão desfalecendo, mas não assumem que há algo errado. Não podemos desprezar os sinais. Não podemos esperar até perdermos tudo. A partir do momento em que Deus nos revela onde está o problema, Ele nos mostra também como vencê-lo. Se houver quebrantamento, ele nos dá a vitória.

Oração: “Senhor, eu me curvo diante de Ti. Não vou esperar perder todo o exército para que eu verifique o que está acontecendo. Quero colocar diante de Ti a minha vida. Mostra-me onde estou errando para que eu não acumule perdas.”

 

Jodson Gomes

Pastor da Assembleia de Deus

X