Saiba reconhecer os primeiros Sintomas de Infarto
21 de julho de 2017
O que é Psicoterapia Infantil ?
29 de julho de 2017
Exibir tudo

O DESAFIO

Para ter um casamento feliz, marido e esposa precisam mostrar que valorizam um ao outro. Mas muitos casais deixam de fazer isso porque param de observar as qualidades um do outro. No livroInfidelidade Emocional, * um terapeuta diz que muitos que procuram sua ajuda estão mais preocupados com o que eles não têm em seu casamento do que com o que têm. Ele afirma: “Quando vêm ao meu consultório, eles só dizem o que precisa mudar, e não o que deve continuar como está. O erro desses casais é esquecer que o amor envolve valorizar um ao outro.”

Como os casais podem evitar essa armadilha?

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O estresse no casamento diminui quando marido e esposa mostram que valorizam um ao outro. Em geral, quando os dois se esforçam para ver as qualidades um do outro e fazem elogios, o relacionamento melhora. Quando marido e esposa sentem que são valorizados, até uma situação muito tensa pode ficar mais fácil de lidar.

Esposas: O livro Infidelidade Emocional diz: “Muitas mulheres esquecem que os homens enfrentam uma enorme pressão para cuidar das necessidades da família.” Em alguns casos, essa pressão existe até quando os dois trabalham fora.

Maridos: Muitos homens não dão valor a tudo o que a esposa faz para cuidar da família, como trabalhar fora e cuidar dos filhos e das tarefas domésticas. Fiona, * que é casada há três anos, diz: “Errar é humano. Mesmo assim, eu fico muito mal quando erro. Daí, se meu marido me elogia por alguma coisa que eu fiz, mesmo que seja algum serviço na casa, eu sinto que ele me ama, apesar das minhas falhas. Isso melhora minha autoestima e eu vejo que meu marido está do meu lado.”

Por outro lado, quando o marido ou a esposa se sentem desvalorizados, isso coloca em risco a fidelidade no casamento. Uma esposa chamada Valerie diz: “Se você não se  sente valorizada pelo seu marido, é fácil se sentir atraída a alguém que dá valor às suas qualidades.”

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Fique atento. Na próxima semana, fique atento às qualidades do seu cônjuge. Observe também o que ele faz para ajudar na rotina da família. Pode ser que algumas coisas tenham passado despercebidas até agora porque você as considerava como obrigação. No fim da semana, faça uma lista de (1) qualidades que você admira no seu marido ou esposa e (2) coisas que ele ou ela fez para o bem-estar da família. — Princípio bíblico: Filipenses 4:8.

Por que é importante ficar atento? Erika diz: “Depois de alguns anos de casada, você pode parar de dar valor ao seu cônjuge. Em vez de perceber o que ele faz de bom, pode ser que você se concentre no que ele deixa de fazer.”

Pergunte-se: ‘Será que estou deixando de dar valor ao que o meu cônjuge faz?’ Por exemplo, se o seu marido conserta alguma coisa na casa, você agradece? Ou pensa que isso não é nada mais que aobrigação dele? Marido, você elogia sua esposa pelos esforços dela em criar os filhos? Ou acha que ela está fazendo apenas o deverdela? Marido e esposa, o que acham de ter como meta ficar atentos e dar valor a cada coisa que seu cônjuge faz, por menor que seja, para você e sua família? — Princípio bíblico: Romanos 12:10.

Elogie sempre. A Bíblia vai além de dizer que devemos ser gratos. Ela diz: “Mostrem-se gratos.” (Colossenses 3:15) Por isso, tente criar o hábito de agradecer ao seu cônjuge pelo que ele faz. James diz: “Quando minha esposa valoriza o que eu faço, isso me incentiva a ser um marido melhor e a fazer ainda mais pelo nosso casamento.”— Princípio bíblico: Colossenses 4:6.

Maridos e esposas que dão valor um ao outro, e mostram isso por palavras e ações, têm um relacionamento mais forte. Michael diz: “Acho que muitos casamentos seriam salvos se marido e esposa se concentrassem nas qualidades um do outro. Ao enfrentar problemas, eles não pensariam em acabar com o casamento. Eles se lembrariam de que têm ao seu lado uma pessoa com muitas qualidades.”

Fonte: JW org