Se Eu Me Humilhar – Grupo Cantares – ADLondrina
18 de junho de 2018
Somos a figueira na vinha
20 de junho de 2018
Exibir tudo

 

Êxodo 17:8-13

Os amalequitas atacaram o povo de Israel. Moisés era o líder do povo e como líder espera-se que ele tome a frente da batalha. Porém ele resolve subir ao topo do monte para ver a batalha de cima. Moisés convidou Arão e Hur antes de subir. Arão foi chamado por Moisés para ver a batalha sob outra perspectiva. Talvez ele pensasse que poderia ser mais útil lá embaixo, guerreando com o povo. Existem pessoas que, quando estavam no meio de uma crise, tinham a perspectiva de que venceriam essa guerra lutando frontalmente. Mas um dia alguém as convidou para ver essa guerra de um lugar diferente. Existem batalhas que não se vencem apenas com medicamentos; é possível ver essa batalha de um lugar mais alto, vendo Deus agir. O alto do monte é a casa de Deus. Enquanto a guerra está acontecendo, vamos pra um lugar mais elevado e neste lugar, Deus mostra que é Ele quem peleja por nós.

Arão experimentou três fases nesse processo:

  1. Depois do convite, tem a subida. Pra chegar no lugar onde Arão veria o milagre, ele teve que subir até o alto do monte. Subidas não são fáceis, é preciso fazer um esforço pra conseguir chegar ao topo.
  2. Em seguida, tem a contemplação. É estranho, no meio de uma guerra, ver um homem com as mãos erguidas. E Arão, olhando de longe, percebia que enquanto Moisés levantava as mãos, havia vitória. E o oposto também acontecia.
  3. Depois há participação. Eles perceberam que estar naquele lugar, rendidos diante de Deus, produziam a vitória nas causas que eles precisavam. Arão saiu da posição de contemplação e passou para o envolvimento, ajudando Moisés a permanecer com os braços levantados. Deus nos dá consciência de que a sua presença e o envolvimento com ela é a melhor alternativa.

O monte é o lugar onde a rendição não é sinônimo de perda, é sinônimo de ganho. No entanto, não é possível ficar para sempre no monte. Há um momento onde temos que descer. Existem momentos em que Deus vai nos isolar do problema na presença dEle, mas há momentos em que vamos ficar envolvidos com o problema. Mais do que frequentar uma igreja, ser cristão é estar preparado para lidar com as questões do lado de fora da igreja. Muitas vezes não estamos preparados para isso. Nos acostumamos a viver no monte, na casa de Deus, isso nos enche o espírito e nos fortalece. Mas quando o culto acaba e vamos para fora, os problemas que tínhamos esquecido vem diante de nós e precisamos saber como resolvê-los.

Há questões que Deus vai resolver para nós enquanto estivermos dentro da igreja. Há outras que Deus vai deixar para nós resolvermos do lado de fora, e precisamos estar preparados para isso. Deus nos quer vivendo de maneira estável na presença dEle. Fora da igreja, as pressões virão de maneira individual. Esteja preparado para que você não viva uma vida de altos e baixos. Seja firme e constante, sempre abundante na obra do Senhor!

Arão tocou os braços de Moisés. A mão que tocou no instrumento do milagre foi a mesma mão que construiu um instrumento de idolatria. Não permita que a mão que você levanta para adorar a Deus seja a mesma que toca em dinheiro sujo, ou que segura um cigarro, ou que seu corpo seja entregue à prostituição. Você tem autoridade dada por Deus para vencer isso! Não coloque a culpa no acaso. Somos nós quem construímos relacionamentos que vão nos levar ao adultério, que construímos amizades que nos levam para lugares errados. Somos nós quem procuramos. Quando a pressão vier diante de você, lembre-se que você esteve com o Senhor no monte. Lembre-se que quando nós erguemos aos mãos, Deus atua com milagres e Ele há de ajudar você a se manter de pé.

~

Senhor, que o louvor que ofereço a Ti no templo, esteja na minha alma todos os dias. Que a convicção que tenho de que é melhor servir a Deus do que qualquer outra coisa esteja diante de mim quando a tentação chegar. Que a fidelidade que tenho colocado diante do altar esteja em mim quando a pressão vier. O Deus que estava comigo no monte irá me ajudar a vencer, em nome de Jesus!

 

 

Mensagem Pregada por Pastor Jodson Gomes

Texto Adaptado por : Luane Alves