Lição 02 – Abel, Exemplo de Caráter que Agrada Deus
18 de abril de 2017
Perceba as oportunidades de Deus
18 de abril de 2017
Exibir tudo

Deuteronômio 28

Deus disse que derramaria bençãos sobre Israel. Ele ilustrou a partir de elementos que eram conhecidos do povo (cesto e amassadeira). Mais do que elementos, Deus estava falando de dois processos. Cesto: ilustra o processo de captação. Com o cesto, recolhemos e trazemos. O cesto capta. Amassadeira: ilustra o processamento. Com a amassadeira se processa.

Os dois processos se complementam. A benção de Deus precisa estar em nós nessas duas áreas. Tudo começa na captação. Nós captamos as ideias sensorialmente, olhando e ouvindo as informações que chegam até nós o tempo todo. Muitos querem a benção de Deus, mas não querem viver de acordo com Sua vontade.

Benção na mesa começa no cesto. Quando captamos o que é ruim, isso vai ser processado. Às vezes, colocamos no cesto coisas que não vão ser processadas de maneira positiva. Imagens e sons nos impressionam e nos prendem. O que temos captado em nossos cestos? A que temos nos exposto? Aonde temos ido buscar coisas para nós? As más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15:33). Não há como viver uma vida cristã superficial. Se o cesto estiver sujo, vai contaminar a amassadeira. Que Deus nos ajude a limpar nosso cesto.

Depois do cesto, vem a amassadeira. Como é que temos processado? Os sentidos captam e a mente processa. A amassadeira também precisa ser bendita. Podemos captar coisas boas, mas não há como processá-las se a amassadeira estiver ruim. Mágoas contaminam o processamento. A ira perturba o processamento. Pecados não confessados prejudicam o processamento. Muitos não conseguem a benção porque não liberam perdão. É preciso corrigir a amassadeira. Quando o conteúdo que chega no cesto se mistura com a sujeira que existe na amassadeira, ele não é mais o mesmo.

Só há um jeito de curar a amassadeira: lavando. O conteúdo sujo precisa ser jogado fora. Só há uma maneira de corrigir o problema do cesto: observando e se expondo à Palavra. O resultado que precisamos é a soma desses dois fatores. Faça um propósito com o Senhor; ore mais e leia mais a Bíblia. Exponha-se mais à Palavra de Deus. Aquilo que você captar, é o que vai ser processado.

 

Oração: “Pai querido, diante de Ti e apoiado na Tua misericórdia, eu oro e peço-Te para que haja cura, liberdade e benção no cesto e na amassadeira. Que o vínculo com o pecado seja rompido. Bendito seja a captação e o processamento.”